Get Adobe Flash player

GONÇALVES - MINAS GERAIS

A pequena cidade de Gonçalves fica a 190 Km de São Paulo, no topo da serra da Mantiqueira, possui uma exuberante paisagem, com muitas araucárias, belíssimas cachoeiras, penhascos e inúmeros cursos d'água. 


Quem vem a Gonçalves tem um contato direto com o que há de mais lindo na natureza, ar puro, vistas lindas, cachoeiras de tirar o folego, tudo isso faz de Gonçalves um lugar ideal para o turismo rural, esportes radicais ou para quem quer uma caminhada, pesca de truta, restaurantes com comidas maravilhosas e fogão a lenha, trilhas, artesanato, agricultura e muito mais.


HISTÓRIA

Em 1878, Policarpo Júnior doou seis alqueires de terra da fazenda Rio Manso situada na divisa do estado de Minas e São Paulo para a construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores em cumprimento a uma promessa. Vinte anos mais tarde, por discórdia entre os herdeiros da fazenda, a capela foi transferida para as margens do Rio Capivari, local da atual matriz. Residiam no local três colonos de sobrenome Gonçalves que legaram o nome ao povoado que foi se formando ao redor da capela.

O povoado começava a crescer e já contava com alguns estabelecimentos comerciais quando em 1909 o Capitão Antonio Carlos elevou Gonçalves a Distrito de Paz, trouxe agência dos Correios e o cartório de Registro Civil, além de lavrar em ata a fundação da Lira Nossa Senhora das Dores que existe até hoje.


O povo de Gonçalves a partir de então passou a lutar pela emancipação política, visando o desligamento do município de Paraisópolis. Em 30 de dezembro de 1962 foi concedida a autonomia a diversos municípios mineiros, entre eles Gonçalves. Finalmente em Primeiro de março de 1963, deu-se a instalação oficial do novo município de Gonçalves.
Com uma economia basicamente agropecuária , hoje o município se destaca como polo turístico da Serra da Mantiqueira, devido ao seu agradável clima sub-tropical de altitude, sua belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos


CLIMA

O clima é subtropical de altitude com precipitação de 1480 mm concentrada no verão. A temperatura varia entre a mínima de -7º C e máxima de 30º C. No inverno as baixas temperaturas atraem muitos turistas oriundos principalmente de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e do Sul de Minas
Possui um conjunto paisagístico singular, com montanhas rochosas, relevo tipicamente acidentado, florestas remanescentes da mata atlântica, picos de até 2100 m de altitude, cachoeiras com águas cristalinas, rica fauna e flora silvestre exuberante, recebendo o cognome carinhosos de "A Pérola da Mantiqueira".
             


PONTOS TURÍSTICOS EM GONÇALVES


CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

   


CACHOEIRA DO CRUZEIRO

  


CACHOEIRA DO SIMÃO

   


CACHOEIRA 7 QUEDAS


  


CACHOEIRA DA PONTE DO RETIRO

 


PEDRA CHANFRADA

 


PEDRA DO FORNO

  

PEDRA DO CRUZEIRO

 

PEDRA DO BARNABÉ

  

PEDRA DO GROTÃO

 


Pedra da Balança

 

Pedra da Divisa

 


São Domingos